Aqui alguns trechos do livro publicado pela homeopata inglesa Phyllis Speight, que, durante 30 anos de prática diária e intensa, ouvia sempre a mesma questão: "Não podemos encontrar um simples livro para iniciantes?". Assim, ela escreveu este livro na tentativa de ajudar a leigos que desejam poder lidar com as indisposições sem necessitar de um médico (ao menos inicialmente), e ao mesmo tempo que não desejam usar muitos medicamentos farmaêuticos orotodoxos. Em outras palavras, essas pessoas querem "se manter longe das drogas".
Neste sentido, remédios homeopáticos são seguros, não prejudiciais quando usados corretamente, e também não têm efeitos colaterais.
Duas pessoas não são iguais e, quando doentes, exibem diferentes sintomas. Por exemplo: ao observarmos com cuidado três pessoas sofrendo de gripe veremos que os sintomas mais comuns de uma dessas pode ocorrer subitamente - o paciente tem febre, fica inquieto e temeroso; já os sintomas da segunda pessoa se desenvolvem em dois ou três dias, ela fica muito cansada e sente calafrios subindo e descendo a espinha dorsal; a terceira tem os membros doloridos, seus ossos doem e por isso não pode mover-se. Neste caso, a primeira pessoa necessitaria de Aconito, a segunda de Gelsemium e a terceira de Eupatorium perforatum.
Portanto, leia e estude cuidadosamente as informações, mas não se esqueça de consultar seu médico ou farmacêutico homeopata que lhe ajudarão a escolher o medicamento correto quando um membro de sua família adoecer. Aqui uma lista de recomendações de medicamentos para várias situações:
ACIDENTES
Arnica - deverá ser sempre administrada quando qualquer acidente ocorrer, porque não somente atua nas lacerações das partes moles, mas também remove o trauma.
Ruta - é o remédio para ossos contundidos e deve acompanhar a Arnica, quando necessário.
Symphytum officinale - deve ser dado para ossos fraturados, após os mesmos terem sido recolocados. Este medicamento ajuda os ossos a consolidarem-se mais rapidamente e com menos dor.
Hypericum - deverá ser usado para laceração de nervos ou ferimentos em terminações nervosas, tais como pontas dos dedos (exemplo quando prender o dedo na porta), tanto das mãos ou pés, ou cóccix.
Ledum palustre - deverá ser usado em feridas por perfuração, tais como agulhas debaixo da unha, ou quando se pisa num prego, por exemplo.
Rhux tox - é o primeiro medicamento a ser dado em torceduras e deverá ser administrada Arnica, intercalando a doses.
CATARRO
Bryonia - no catarro intenso dos seios frontais ou do tórax. Mau odor da boca com halitose.
Calcarea carbonica - Quando o nariz estiver obstruído, com pus fétido e amarelo. Cavidade nasal ulcerada e ferida. À noite, nariz seco e obstruído, de dia, úmido e limpo.
Hepar sulphur - catarro fino, amarelo e mal cheiroso com inchação e inflamação do nariz, que fica dolorido, com pressão também na laringe.
Kali bich - catarro com estrias amarelas e finas, muco em estrias (pode ser expelido em longas estrias) ou consistente e semelhante a geléia, mal cheiroso. Aflição e obstrução do seio frontal.
Mercurius sol - inflamação catarral dos seios frontais, os ossos do nariz estão intumescidos. muco esverdeado e fétido. Este medicamento deve ser tomado por aqueles que tenham tendência geral ao catarro.
Natrum mur - muco filamentoso semelhante a clara de ovo. Quando há muita espirração, são pacientes sempre friorentos e que gostam de sal.
Pulsatilla - descarga nasal esverdeada e fétida, com perda do paladar. Em catarro crônico, ligeiramente mucoso, amarelado e grosso. Melhora ao ar livre. Nariz fechado à noite e dentro de casa, porém aberto ao ar livre. Perda do olfato com catarro. São pacientes geralmente chorosos e sentem-se melhor a sós consigo mesmos, quando caminhando ao ar livre.
INDIGESTÃO
Carbo vegetalis - grande distensão do abdômen com gases, arrotos com estômggo desarranjado pela acidez, flatulência e azia. Grande acúmulo de gases no estômago, toda comida produz gases. Alívio por arrotar.
Lycopodium - pressão e desconforto no estomago após comer pequena quantidade de comida. As roupas precisam ser afrouxadas. Acidez, azia, sensação de estômago cheio, flatulência, distensão e abaulamento do estômago. Tipicamente, este paciente anseia por doces e bebidas quentes, piora das 16 às 20horas.
Natrum carb - pessoas gulosas que adoram doces e mordiscar. Muita flatulência, sempre arrotando. Estômago ácido. Tudo é incômodo e há dores no estômago que as levam a comer.
Nux vomica - após uma refeição, distensão flatulenta. Náusea após comer, eructação de comida e bebidas ácidas. A flatulência sobe e pressiona as pequenas costelas. Gosto pútrido ou amargo na boca, mas o gosto da bebida e da comida continuam normais. Paciente irritável.
Pulsatilla - indigestão por comer comida gordurosa, náusea com pequenos vômitos, azia, sensação de distensão, as roupas parecem incomodar. O paciente é, muitas vezes choroso e fica melhor ao ar livre.
INSÔNIA
Arnica - uma dose ao deitar quando se está fisicamente estressado, dores no corpo, não se pode sentir confortável, a cama parece dura.
Aconitum - quando há ansiedade, cansaço e o paciente está amedrontado. Insônia nos idosos, sonhos ansiosos.
Arsenicum album - ao deitar, na insônia com ansiedade e cansaço, quando o paciente fica agitado na cama, não pode manter as pernas esticadas.
Coffea - ao deitar na insônia com agitação, pensamentos tristes na mente, e usualmente fica aborrecido.
RESFRIADO
Aconitum - indicado quando: coriza fluente de água clara, quente e espirros frequentes. Com dor de cabeça, febre, sede e insônia.
Allium cepa - quando ocorre lacrimejamento e coriza com dor de cabeça, a descarga profusa do nariz é acre e corrói os lábio e o nariz, o paciente fica quente e com sede; piora dentro de casa e em ambiente quente e à noite. Melhora ao ar livre.
Arsenicum album - indicado para resfriado com descarga aquosa em filete, que esfola o labio superior, porém o nariz fica congestionado todo o tempo. Há espirros que não dão alívio à irritação do nariz. O paciente fica friorente, e não se aquece apesar de várias roupas. Inquieto, ansioso e fastidioso.
Bryonia - resfriado começa com o nariz escorrendo, esprrando e aquoso, olhos doloridos e dor de cabeça no primeiro dia. em seguida comeaça a caminhar para baixo, para a garganta e a laringe, com entupimento.
Dulcamara - descarga profusa de água do nariz e olhos, pior ao ar livre, ou em lugar frio. Os olhos tornam-se vermelhos e inflamados.
Gelsemium - pessoa tem dor na narinas e uma sensação de que se estivesse escorrendo água fervendo do nariz. Ocorrem calafrios que sobem e descem nas costas e o paciente sente um grande cansaço em todo o corpo.
Nux vomica - resfriados que começam em tempo frio e seco. O nariz fica obstruído à noite e ao ar livre. coriza fluente em lugar quente e de dia. espirros, tremores ao menor movimento ou em contato com o ar livre. Paciente geralmente muito irritado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário