terça-feira, 8 de novembro de 2011

Bronzeamento Saudável


Com o verão chegando o desejo de muitas pessoas é ter uma pele bronzeada sem deixar de cuidar da saúde. Uma dica muito importante é cuidar da alimentação - com a ajuda dela você pode conquistar um bronzeado bonito, uniforme e por muito mais tempo.

Betacaroteno 
O betacaroteno é uma provitamina que ao passar por reações químicas no organismo é convertido em vitamina A, auxiliando na produção de melanina, pigmento que dá cor à pele.


Esta vitamina além de ajudar no bronzeamento tem função foto-protetora, pois é um refletor parcial dos raios UVA/UVB; é antioxidante, favorecendo o combate aos radicais livres; previne o envelhecimento precoce e reforça o sistema imunológico.

A provitamina deve começar a ser ingerida, no mínimo, 20 dias antes da exposição ao sol para alcançar a epiderme da pele e prolongar a durabilidade do bronzeado. Mas não exagere! O corpo só sintetiza a vitamina A quando necessário. O excesso de betacaroteno pode deixar a pele com uma tonalidade amarelada, principalmente na palma das mãos e na planta dos pés. Para o efeito desaparecer basta a redução do consumo.

Alguns alimentos que possuem betacaroteno: mamão, manga, carambola, caqui, nectarina, pêssego, cenoura, abóbora, beterraba, batata doce, espinafre, brócolis, couve, chicória, agrião e escarola.

Polypodium Leucotomos (fotoprotetor natural)
O extrato da samambaia Polypodium Leucotomos, planta originária de Honduras, é um fotoprotetor oral que pode ser utilizado como complemento ao protetor solar tradicional.

Utilizado por via oral ou tópico, o extrato é o primeiro fotoprotetor oral com eficácia aprovada por dermatologistas. Ocorre uma redução no impacto dos raios ultravioletas contra as células da pele e mantendo sua capacidade de produzir colágeno, além de regular o sistema imunológico e proteger a pele de inflamações causada pela exposição excessiva ao sol.

O Polypodium Leucotomos também é antiinflamatório, estimulante cerebral, cicatrizante, antioxidativo e protege o DNA celular. É contra indicado para pessoas com diabetes e úlcera gastroduodenal. Não há estudos realizados sobre segurança no uso durante a gravidez e lactação.

Outras dicas
  • Hidratação: beber muito líquido e utilizar cremes antes e depois de se expor ao sol ajuda contra o ressecamento e a escamação.
  • Horários: evite se expor ao sol entre 10h e 16h, esse é o horário em que a emissão de raios UVA/UVB está mais intenso e agride mais sua pele.
  • Protetor solar: este produto é um dos seus maiores aliados contra o envelhecimento e o câncer de pele; deve ser utilizado diariamente, principalmente nos dias de exposição intensa ao sol. 
  • Banho quente: não é aconselhável, pois pode ressecar a pele; prefira banhos mornos ou frios e rápidos. 

E lembre-se: o bronzemento só se mantém quando é feito de forma gradativa e com os cuidados necessários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário