sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Proteção Solar


O sol é o principal responsável pelo envelhecimento e surgimento do câncer de pele. A proteção solar é importante, principalmente durante o verão e nas férias, dias em que ficamos mais tempo ao ar livre e expostos ao sol.

UVA e UVB 
São tipos de radiação ultravioleta emitidas pelo sol do tipo A e B. Elas possuem diferenças físicas e geram danos diferentes.

A radiação UVA possui intensidade constante durante todo o ano e também não varia muito ao longo do dia, sendo pouco maior entre 10 e 16 horas. É fator responsável pelo envelhecimento da pele, alergias e câncer de pele.

Os raios ultravioleta tipo B (UVB) penetram superficialmente na pele, provocando queimaduras solares e predisposição ao câncer. Tem um aumento significativo nos horários entre 10h e 16h quando a intensidade dos raios atinge seu máximo.

Após a exposição ao sol, a parte externa da pele adquire coloração avermelhada e se torna mais grossa devido ao aumento da produção de melanina, substância natural que absorve os raios ultravioletas e evita que penetrem profundamente nos tecidos.

Filtro solar 
Para a devida proteção, o uso do filtro solar é um dos fatores essenciais. Este é aplicado sobre a pele protegendo contra a ação dos raios UVA e UVB.

O FPS (Fator de Proteção Solar) é um número que pode variar de 2 a 100 e deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele de cada pessoa. Dermatologistas aconselham a utilizar no mínimo filtros com FPS 15 e aplicação 20 a 30 minutos antes da exposição solar.

O produto deve ser utilizado diariamente, mesmo por aquelas pessoas que não ficam expostas ao sol, pois a luz das lâmpadas estimulam a produção de melanina, causando manchas. As pessoas que ficam muito tempo em ambientes abertos, o ideal é usar o protetor duas vezes ao dia.

Tipos de protetores solares
  • Anti UVA e UVB: protegem contra os raios ultravioleta dos tipos A e B. 
  • Hipoalergênico: utiliza substâncias que não provocam alergias. 
  • Livre de PABA: filtros que não contém a substância PABA, com alto poder de causar alergias. 
  • Livre de óleo ou "oil free": produtos que não contêm substâncias oleosas. Indicados para pessoas com pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas. 
  • Não comedogênico: não obstruem os poros, evitando a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas. 

Proteção para as crianças
As crianças acima de 6 meses de idade devem ser protegidas por filtros com FPS 30 ou acima disso. Antes disso, não é recomendado o uso de protetores pois a pele dos bebês tem maior capacidade de absorção e o organimo pode ter dificuldade de eliminar certas substâncias pela imaturidade do sistama excretor.

Até os 6 meses de idade especialistas recomendam evitar exposições prolongadas ao sol, mantê-los na sombra, com camisetas e chapéus.

Além disso, os produtos devem ser específicos para a idade. Filtros solares destinados aos adultos contém substâncias que podem irritar a pele das crianças. Em casos de alergias é preciso orientação do pediatra ou dermatologista sobre produtos adequados.


Outros cuidados
  • Leia as instruções na embalagem dos protetores solares, como o tempo de absorção do produto em contato com a pele e o tempo para reaplicação. Elas são importantes e vão ajudar no uso correto do produtos e evitar problemas posteriores. 
  • O uso do filtro solar não significa que você está imune aos efeitos do sol, portanto, evite se expor ao sol nos horários entre 10 e 16 horas. É o período em que há maior incidência dos raios solares. 
  • O bronzeamento ocorre gradativamente, após os primeiros dias de exposição. Tome sol moderadamente para que os efeitos das radiações seja benéfico. Evite exposições prolongadas e repetidas. 
  • É preciso proteção mesmo nos dias em que o sol não está presente. 
  • Por serem mais sensíveis, áreas do corpo como a cabeça, orelhas e lábios precisam de maior proteção, portanto, FPS mais alto. 
  • Perfumes e desodorantes devem ser evitados durante a exposição solar, pois podem aumentar as chances de alergias e queimaduras. 
  • Tenha preferência por um guarda-sol de cor clara e de algodão. Cores escuras absorvem radiação e calor, e o nylon não protege contra a radiação solar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário