O chá é uma bebida de origem vegetal e todas as suas variedades são feitas a partir das folhas, flores, brotos e raízes da Camellia sinensis. A planta do chá é de origem asiática, sendo a China considerada o berço da bebida.
Popularmente, a palavra "chá" é também usada para referenciar qualquer tipo de infusão de frutas, folhas, raízes ou ervas. É a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás somente da água. Esta bebida é bem vinda em todas as horas do dia, tanto quante nos dias frios ou gelado no verão.
Tipos de chá
Existe uma grande variedade de tipos e sabores dos chás, mas que ainda assim, podem ser classificados de acordo com a sua oxidação: chá branco, preto, verde e oolong.
- Chá Branco: é produzido em uma escala limitada na China e Índia, onde os botões novos de flores são colhidos antes de abrirem e são deixados para secar. É o menos processado das variedades, possui uma cor muito clara e delicada e baixo teor de cafeína. Este chá não requer que a água chegue ao ponto de ebulição, onde a temperatura ideal da água deve situar-se entre os 70ºC e os 80ºC, ou seja, quando pequenas bolhas começam a formar-se no fundo da chaleira. Tempo de infusão: entre 4 e 8 minutos.
- Chá Preto: também conhecido como chá vermelho, é marcado pelo seu sabor intenso e cor escura, é o tipo de chá mais popular no mundo ocidental. É um chá completamente fermentado, em que o processo de oxidação intensa produz uma tonalidade vermelha escura e um cheiro doce. Possui elevado teor de cafeína e pode ser tomado com ou sem leite e açúcar. A preparação de um chá preto exige que a água seja fervida, ou seja, que atinja o ponto de ebulição (100ºC). Tempo de infusão: entre 3 e 5 minutos.
- Chá Verde: caracterizado por ser submetido a uma oxidação mínima e com baixo teor de cafeína, é o tipo mais popular no oriente. Com um aroma característico de fumaça e capim, tem o sabor mais delicado que os chás fermentados. Relatos de benefícios a saúde do chá verde tem causado crescimento em popularidade nos últimos anos. Para o preparo, água é aquecida a uma temperatura mais baixa, entre os 65ºC e os 80ºC (quando pequenas bolhas começam a formar-se no fundo da chaleira). Tempo de infusão: entre 2 e 4 minutos.
- Chá Oolong: por possuir oxidação variável (inferior ao chá preto e superior ao chá verde) é um tipo semi-fermentado. Por isso, algumas pessoas o consideram um subtipo e incluindo-o na categoria do chá verde, contudo, seu sabor difere destes já citados. O preparo do oolong requer que a água atinja temperatura entre 85ºC e 95ºC, (bolhas médias na chaleira). Tempo de infusão: entre 4 e 6 minutos.
As ervas divididas de acordo com sua ação no organismo:
- Ervas calmantes: alecrim (Rosmarinus officinalis), hortelã (Mentha piperita), capim-limão (Cymbopogon citratus), camomila (Matricaria chamomile), melissa (Melissa officinalis), jasmim (Jasminum officinalis) e aniz (Pimpinella anisum).
- Ervas desintoxicantes: alfafa (Medicago sativa), salsaparrilha (Smilax sp), zedoaria (Curcuma zedoaria), chá-verde (Camelia sinensis), espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), bardana (Arctium lappa).
- Ervas digestivas: hibisco (Hibiscus sabdariffa), cáscara-sagrada (Rhamnus purshiana), zedoária (Curcuma zedoaria), psilium (Plantago psyllium) e fucus (Fucus vesiculosus).
- Ervas diuréticas: cavalinha (Equisetum arvense), dente-de-leão (Taraxacum officinalis), cabelo-de-milho (Zea mays), sabugueiro (Sambucus nigra), abacateiro (Persea americana), quebra-pedra (Phyllantus niruri) e salsa (Petroselium sativum).
- Ervas emagrecedoras: alfafa (Medicago sativa), cavalinha (Equisetum arvense), cana-do-brejo (Costus spicatus), cabelo-de-milho (Zea mays), carqueja (Baccharis trimera), capim-limão (Cymbopogon citratus).
Principais benefícios
- melhora os níveis de concentração;
- aumenta os níveis de energia;
- auxília na prevenção de diabetes;
- acalma;
- estimulante de apetite;
- cicatrizante;
- anti-inflamatório;
- melhora o metabolismo;
- ajuda no sistema digestivo;
- aumenta o nível de energia;
- combate a retenção de líquidos;
- elimina toxinas;
- diminui o risco de doença cardiovascular;
- diminui o nível do colesterol ruim.
Como guardar as ervas dos chás em casa?
Para manter as mais importantes características dos chás, o aroma e paladar, é importante armazená-los corretamente assegurando a longevidade dos produtos e evitando a deterioração. Encontre um local fresco, seco e escuro, longe de fontes de umidade, calor e exposição direta ao sol.
O chá em folha deve ser guardado em recipientes próprios para alimentos, escuros e com tampas herméticas, de preferência em latas ou frascos de metal ou cerâmica. O chá em caixa, que se adquire no supermercado, as saquetas vêm protegidas e podem ser mantidas na sua embalagem original. Se as saquetas de chá não tiverem qualquer proteção, o ideal seria transferi-las para outro recipiente apropriado.
Procure não misturar chás diferentes no mesmo recipiente, evitando que os aromas se misturem. Também procure não colocá-los com outros alimentos ou produtos com odores fortes, como as especiarias e o café.
Nenhum comentário:
Postar um comentário